Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias

Diretor da Divisão de Biblioteca Setorial do CCA:

Claudia Regina da Rocha Oliveira -  E-mail: claudia.rocha [at] ufes.br

Localização:  Campus de Alegre

Endereço: Alto Universitário, s/nº, Guararema, Alegre, ES - CEP 29500-000

Fale conosco: (28) 3552 8909 / (28) 35528949 - bsa [at] bc.ufes.br

Horário de funcionamento durante o período letivo:

Segunda a sexta-feira, de 7h às 21h

 

Histórico
 
A Biblioteca Agropecuária foi fundada por ocasião da criação da Escola Superior de Agronomia do Espírito Santo (Esaes), por meio da Lei nº 2.434, de 06 de agosto de 1969, sancionada pelo governador Christiano Dias Lopes Filho. Porém, somente em 10 de abril de 1970 a referida Lei foi regulamentada pelo Sr. Governador por meio do Decreto nº 49-N.
 
Posto que tenha sido criada em 1969, iniciou suas atividades em 24 de fevereiro de 1971, utilizando as dependências do Colégio Estadual e Escola Normal “Aristeu Aguiar”, cujos entendimentos, entre Autoridades e Órgãos de Ensino da cidade, quanto ao acervo bibliográfico, fora colocado à disposição da Esaes, as seguintes bibliotecas escolares:
 
• Colégio Estadual e Escola Normal “Aristeu Aguiar;
• Escola Agrotécnica Federal de Alegre;
• Instituto Sagrada Família.
 
Após, a aquisição do terreno localizado no alto de uma colina, com vista panorâmica para a cidade e de fácil acesso para a edificação do prédio da sede da Esaes, onde existia um edifício em construção paralisada e perfeitamente adaptável ao uso da futura Escola. Da reforma do prédio constou: salas de aula, sala de professores, secretaria, almoxarifado, biblioteca, enfermaria, refeitório, apartamentos, arquivo, sanitários, laboratórios, etc.
 
Em 09 de outubro de 1972, a Biblioteca da Esaes foi registrada no Instituto Nacional do Livro, sob nº RM 13.553, nos termos do Decreto nº 48.902 de 27 de agosto de 1960.
 
No entanto, dificuldades financeiras do governo estadual, para manutenção e expansão da Esaes, tornaram sua federalização uma alternativa viável para a solução do problema.
 
Assim, dos entendimentos mantidos entre o governo do Estado e o Ministério da Educação e Cultura, resultou o Decreto Estadual 752-N, de 04 de dezembro de 1975, que doou à Ufes bens e direitos que compunham a antiga Esaes.
 
Com isso, a partir do ano de 1976, essa Escola passou a denominar-se Centro Agropecuário, da Universidade Federal do Espírito Santo (Caufes), recebendo uma nova estrutura jurídico-institucional, com um único curso de Agronomia, com sua Unidade de Informação denominada Biblioteca Setorial Agropecuária.
 
No ano de 1999, implantaram-se três novos cursos: Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia. Em 08 de dezembro de 2000, recebe o nome de Centro de Ciências Agrárias da Ufes (CCA-Ufes), com sua Unidade de Informação agora denominada Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias.
 
Em 2003 o acervo geral de livros foi totalmente inventariado e codificado conforme o SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) da UFES, em 2005 foi implantado definitivamente a informatização do acervo geral de livros e a Biblioteca Setorial sendo avaliada pelo MEC obtendo nota máxima.
 
Em 2006 com a expansão do Centro e a criação dos cursos: Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Industrial Madeireira, Geologia e Nutrição, a Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias precisava ampliar o espaço físico e suas instalações, para tal empreendimento foi construído um prédio com área e arquitetura específicas para abrigar a nova Biblioteca. Em 2009 as instalações da biblioteca passou de um espaço de 282m2 para um novo espaço com área de 1.388 m2 divididos em 2 andares e recebeu o nome de “BIBLIOTECA CHRISTIANO DIAS LOPES FILHO” em homenagem e reconhecimento ao trabalho do respeitado fundador da ESAES Ex-governador do Estado do Espírito Santo.
 
Atualmente o Centro oferece 17 cursos de Graduação, 4 Mestrados e 1 de doutorado e a biblioteca além de oferecer apoio pedagógico aos cursos ministrados pela Universidade também oferece serviços técnicos especializados em biblioteconomia, além de atender as necessidades de informação da comunidade do município, pesquisadores e visitantes.

 

Área física

 
1.388 m2 (prédio novo)
 
Acervo
 
O acervo atual é composto por quase 40 mil volumes de livros, 1.182 títulos de teses e dissertações (1.299 exemplares), 305 títulos de periódicos (12.404 exemplares), 187 títulos de filmes cinematográficos e gravações (279 exemplares); 98 títulos de recursos eletrônicos (170 exemplares); 01 título de gravação de som (5 exemplares); 511 títulos de exemplares adicionais.
 
A consulta ao acervo é de livre acesso, com exceção de multimeios e periódicos impressos. As obras do acervo estão disponíveis para consulta e empréstimo, sendo que os livros com etiqueta “Consulta local”, os periódicos e as obras de referência – enciclopédias, dicionários, atlas, entre outros – são de uso exclusivo para pesquisa nas dependências da Biblioteca.
 
Inscrição
 
Alunos de Graduação, Servidores Docentes e Técnico-administrativos ativos e inativos da UFES estarão inscritos automaticamente como usuários em todas as Bibliotecas do SIB/UFES, no momento da efetivação da matrícula, ou no estabelecimento de vínculo empregatício. O usuário deverá solicitar cadastramento de senha para empréstimos e para acesso ao usuário pela Internet no site da biblioteca. Alunos de Pós-Graduação estarão inscritos a partir de uma listagem enviada à Biblioteca, pelo coordenador do programa, e após o seu comparecimento ao setor de empréstimo da Biblioteca com o objetivo de solicitar sua inscrição e cadastrar senha pessoal.
 
Empréstimo domiciliar
 
O Empréstimo domiciliar é aberto à Comunidade Universitária, devidamente cadastrado no sistema Pergamum com documentação necessária. Aluno de Graduação/Pós-Graduação deverão apresentar documento de identidade, matrícula e senha, poderão retirar até 3 exemplares no prazo 14 dias para devolução e os servidores Docentes e Técnico-Administrativos deverão apresentar último contracheque acompanhado do documento de identidade, podem retirar 5 exemplares no prazo 21 dias para devolução. A renovação do empréstimo será permitida, desde que não haja reserva. O usuário é responsável pelos exemplares em seu poder, com a obrigação de devolvê-los dentro do prazo. Caso isso não ocorra, estará sujeito ao pagamento de multa disciplinar no valor de R$1,00 (um) real, por dia, por exemplar, conforme Resolução nº 11/2001 do Conselho Universitário.
 
Recomendações gerais aos usuários 
 
  1. Consultar o catálogo online antes de dirigir-se ao acervo;
  2. Ao retirar o livro da estante, caso não seja de seu interesse, deixe-o deitado sobre a mesma bandeja onde foi encontrado;
  3. As obras utilizadas nas consultas devem ser deixadas sobre as mesas;
  4. Não é permitido, nas dependências da Biblioteca, fumar ou consumir alimentos e bebidas;
  5. Não é permitida a entrada de animais no recinto da biblioteca;
  6. No interior da biblioteca o tom de voz deve ser discreto;
  7. Manter o celular desligado ou em modo silencioso;
  8. Empréstimos mediante apresentação do documento de identidade, número de matrícula e senha pessoal;
  9. Utilizar os computadores para pesquisa acadêmica;
  10. Não é permitido sair da biblioteca deixando material no guarda-volumes e nem de posse da chave do armário o qual implicará em multa;
  11. Os funcionários da biblioteca não serão responsáveis pelo extravio de objetos deixados nas suas dependências;
  12. Preservar as obras na sua utilização: não rabiscar, não sujar, não rasgar, não recortar. Ajude a preservar os livros.
  13. O acesso as pesquisas de acervo é feito pela Internet, por meio do endereço eletrônico  www.acervo.bc.ufes.br  (link is external) que permite aos usuários realizar pesquisas à distância. O link acesso ao usuário, digitando matrícula e senha, o usuário pode observe a data de devolução das obras em seu poder, renovar material, controlar a chegada da reserva e outros assuntos.
  14. Passo a passo para reservar um livro. Faça sua pesquisa no catálogo, clique no título desejado e, depois, na guia RESERVA logo abaixo dos das informações sobre a obra. Informe seu número de matrícula e senha e confira as informações sobre a obra reservada. Você receberá um email no endereço cadastrado em nosso banco de dados avisando sobre a disponibilidade da obra.

 

Informação atualizada em: 01/12/2015.

 

 

 

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910